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Onboarding

O objetivo de um Onboarding é oferecer uma introdução suave e agradável do produto, serviço ou feature. Além de dar conhecimento e confiança necessários para começar a usar o produto de maneira eficaz.

Dica

60% das pessoas consideram problema sério uma experiência ruim com Onboarding.

70% das pessoas precisam assistir um tutorial em vídeo para entender como o produto funciona.

Fonte: Verloop.io

Fazer ou não Onboarding? Eis a questão...

Depois do dia zero, a taxa de retenção do produto costuma cair bastante. O primeiro contato com o produto ou feature é decisivo para estimular o engajamento, aumentar as vendas ou garantir upgrade.

Um bom Onboarding é essencial para gerar percepção de valor na pessoa usuária, amenizar cenários de erro e acelerar a jornada. É uma maneira de ajudar a pessoa a começar a usar o produto de um jeito eficiente.

Por que Onboarding nem sempre funciona?

1. Porque as pessoas querem usar o produto ou feature imediatamente.

Ninguém quer perder tempo estudando como usar algo. A interrupção quase sempre não é desejada na experiência - e quase sempre é ignorada e fechada assim que aparece. Antes de fazer, se questione: é mesmo necessário? Vale a interrupção?

2. Porque a orientação, mesmo sendo útil e importante, é difícil de ser lembrada depois.

Normalmente, o Onboarding é exibido fora do contexto de uso, obrigando a pessoa a memorizar a informação para fazer depois. Além disso, pode incomodar quem está naquele momento buscando uma outra tarefa completamente diferente.

3. Porque ele distrai e incomoda.

A quebra da experiência e o formato do Onboarding é para chamar a atenção visualmente. O esforço que a pessoa faz para fechar ou cortar a interrupção da experiência acaba muitas vezes tendo o feito contrário (mais atrapalhando do que ajudando).

Segundo o NNgroup…

Onboarding geralmente é ineficaz porque interrompe a tarefa da pessoa usuária, sobrecarrega sua mente e ainda não é memorável. Ajudas pontuais, dicas de ferramentas e instruções são recomendadas no lugar do Onboarding na maioria das situações. Vale a reflexão!

Componentes para Onboarding

Você pode utilizar o componente Modal para aplicar o Onboarding no produto, serviço ou feature. Para saber mais sobre como utilizar esse componente acesse a documentação.

Escrevendo o Onboarding

Passo 1

Imagine que a pessoa usuária é uma visita querida que chegou na sua casa. Você vai caminhar pelos cômodos mostrando os ambientes e destacando os pontos principais de cada espaço.

Você está pegando na mão dessa pessoa e guiando pelos lugares que ela deve conhecer.

Passo 2

Planeje a quantidade de telas e os temas/objetivos de cada uma. O onboarding deve apresentar o produto ou feature de um jeito fácil e em poucas informações.

Não sobrecarregue a pessoa com muito conteúdo, só porque você acha tudo importante.

Dica: Destaque os pontos principais e fundamentais para começar a usar e conhecer o produto.

Passo 3

Escreva a tela de boas-vindas. Ah! Isso não quer dizer que precisa estar escrito “bem-vindo” ou “boas-vindas”. Imagine que tédio se em todo contato com um onboarding diferente a pessoa encontrar sempre a mesma mensagem?

Use a criatividade e fuja do lugar-comum!

Título

No título, coloque um texto direto e objetivo, que contextualize o porquê da pessoa ter aquela interrupção.

Por que ela precisa parar tudo para ler aquilo? O que de tão importante temos a dizer a ela?

Seja breve e evite florear o texto. Não sobrecarregue mentalmente quem está lendo.

Exemplos de títulos:
  • Esta é a [funcionalidade]!
  • Este é o [produto]
  • Conheça a [nova funcionalidade] do RD Station CRM
  • Descubra as vantagens de usar a [funcionalidade]

Texto descritivo ou texto de apoio

No texto descritivo, destaque o principal valor do produto, feature ou serviço, que é tema do onboarding.

Por que isso é importante? Como pode ajudar a pessoa usuária? Por que a pessoa precisa disso? Qual dor resolve?

Outro caminho é apenas resumir o produto ou feature com uma breve explicação, destacando seu principal valor ou dor resolvida.

Exemplos de textos descritivos:
  • Agora ficou mais fácil analisar suas campanhas de marketing. É só juntar os itens no [funcionalidade] e ver todos os dados em um só lugar.

  • Automatização e gerenciamento de Marketing Digital. Atraia visitantes para seu site, aumente sua base de Leads e se relacione até fechar negócio.

  • Com o [funcionalidade] você organiza o processo de vendas da empresa e garante que nenhuma etapa será esquecida pelo time de vendas.

Tom de voz

Não se esqueça do básico: considere sempre o tom de voz da mensagem que está escrevendo!

  • O onboarding é exibido em um momento de alegria e empolgação? Se sim, o texto permite então certa animação (sem exageros, hein?!).
  • As telas falam de configuração? Faça o texto mais educativo e com informações pontuais.
  • A pessoa pode estar preocupada, tensa ou com pressa neste momento? Lembre disso e ajuste o texto para amenizar sensações e emoções negativas.

Boas práticas

Foque no objetivo da pessoa

Entenda quem é o cliente e quais são suas ambições, desejos e motivações.

  • Quais as perspectivas da pessoa usuária?
  • Quais são os problemas através desta perspectiva?

Exclua pontos de fricção

A experiência deve ser fácil de ser entendida e realizada.

  • Ajuda a pessoa usuária a alcançar o objetivo dela?
  • Ajuda a resolver um problema do produto?

Personalize o Onboarding

Entenda comportamentos e necessidades, personalizando a jornada de acordo com cada perfil.

  • É exclusivo para aquela pessoa?
  • O conteúdo gera identificação e cria confiança em quem está lendo?

Crie poucos passos, mas que sejam claros

A primeira impressão é a que fica. Reduza ao máximo o esforço cognitivo e o nível de habilidade nos primeiros passos.

  • Quais são os passos necessários para fazer as primeiras ações no produto ou feature?
  • Por que a pessoa precisa fazer essa ação? Existe propósito?

Antecipe o wow moment

Aproveite o Onboarding para criar uma sensação positiva na pessoa.

  • Qual a primeira coisa que o produto ou feature pode fazer para gerar emoções positivas?
  • Qual pequena interação ou recompensa é possível nesse momento para criar uma relação positiva?

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