Onboarding
O objetivo de um Onboarding é oferecer uma introdução suave e agradável do produto, serviço ou feature. Além de dar conhecimento e confiança necessários para começar a usar o produto de maneira eficaz.
60% das pessoas consideram problema sério uma experiência ruim com Onboarding.
70% das pessoas precisam assistir um tutorial em vídeo para entender como o produto funciona.
Fonte: Verloop.io
Fazer ou não Onboarding? Eis a questão...
Depois do dia zero, a taxa de retenção do produto costuma cair bastante. O primeiro contato com o produto ou feature é decisivo para estimular o engajamento, aumentar as vendas ou garantir upgrade.
Um bom Onboarding é essencial para gerar percepção de valor na pessoa usuária, amenizar cenários de erro e acelerar a jornada. É uma maneira de ajudar a pessoa a começar a usar o produto de um jeito eficiente.
Por que Onboarding nem sempre funciona?
1. Porque as pessoas querem usar o produto ou feature imediatamente.
Ninguém quer perder tempo estudando como usar algo. A interrupção quase sempre não é desejada na experiência - e quase sempre é ignorada e fechada assim que aparece. Antes de fazer, se questione: é mesmo necessário? Vale a interrupção?
2. Porque a orientação, mesmo sendo útil e importante, é difícil de ser lembrada depois.
Normalmente, o Onboarding é exibido fora do contexto de uso, obrigando a pessoa a memorizar a informação para fazer depois. Além disso, pode incomodar quem está naquele momento buscando uma outra tarefa completamente diferente.
3. Porque ele distrai e incomoda.
A quebra da experiência e o formato do Onboarding é para chamar a atenção visualmente. O esforço que a pessoa faz para fechar ou cortar a interrupção da experiência acaba muitas vezes tendo o feito contrário (mais atrapalhando do que ajudando).
Onboarding geralmente é ineficaz porque interrompe a tarefa da pessoa usuária, sobrecarrega sua mente e ainda não é memorável. Ajudas pontuais, dicas de ferramentas e instruções são recomendadas no lugar do Onboarding na maioria das situações. Vale a reflexão!
Componentes para Onboarding
Você pode utilizar o componente Modal
para aplicar o Onboarding no produto, serviço ou feature. Para saber mais sobre como utilizar esse componente acesse a documentação.
Escrevendo o Onboarding
Passo 1
Imagine que a pessoa usuária é uma visita querida que chegou na sua casa. Você vai caminhar pelos cômodos mostrando os ambientes e destacando os pontos principais de cada espaço.
Você está pegando na mão dessa pessoa e guiando pelos lugares que ela deve conhecer.
Passo 2
Planeje a quantidade de telas e os temas/objetivos de cada uma. O onboarding deve apresentar o produto ou feature de um jeito fácil e em poucas informações.
Não sobrecarregue a pessoa com muito conteúdo, só porque você acha tudo importante.
Dica: Destaque os pontos principais e fundamentais para começar a usar e conhecer o produto.
Passo 3
Escreva a tela de boas-vindas. Ah! Isso não quer dizer que precisa estar escrito “bem-vindo” ou “boas-vindas”. Imagine que tédio se em todo contato com um onboarding diferente a pessoa encontrar sempre a mesma mensagem?
Use a criatividade e fuja do lugar-comum!
Título
No título, coloque um texto direto e objetivo, que contextualize o porquê da pessoa ter aquela interrupção.
Por que ela precisa parar tudo para ler aquilo? O que de tão importante temos a dizer a ela?
Seja breve e evite florear o texto. Não sobrecarregue mentalmente quem está lendo.
Exemplos de títulos:
- Esta é a [funcionalidade]!
- Este é o [produto]
- Conheça a [nova funcionalidade] do RD Station CRM
- Descubra as vantagens de usar a [funcionalidade]
Texto descritivo ou texto de apoio
No texto descritivo, destaque o principal valor do produto, feature ou serviço, que é tema do onboarding.
Por que isso é importante? Como pode ajudar a pessoa usuária? Por que a pessoa precisa disso? Qual dor resolve?
Outro caminho é apenas resumir o produto ou feature com uma breve explicação, destacando seu principal valor ou dor resolvida.
Exemplos de textos descritivos:
Agora ficou mais fácil analisar suas campanhas de marketing. É só juntar os itens no [funcionalidade] e ver todos os dados em um só lugar.
Automatização e gerenciamento de Marketing Digital. Atraia visitantes para seu site, aumente sua base de Leads e se relacione até fechar negócio.
Com o [funcionalidade] você organiza o processo de vendas da empresa e garante que nenhuma etapa será esquecida pelo time de vendas.
Não se esqueça do básico: considere sempre o tom de voz da mensagem que está escrevendo!
- O onboarding é exibido em um momento de alegria e empolgação? Se sim, o texto permite então certa animação (sem exageros, hein?!).
- As telas falam de configuração? Faça o texto mais educativo e com informações pontuais.
- A pessoa pode estar preocupada, tensa ou com pressa neste momento? Lembre disso e ajuste o texto para amenizar sensações e emoções negativas.
Boas práticas
Foque no objetivo da pessoa
Entenda quem é o cliente e quais são suas ambições, desejos e motivações.
- Quais as perspectivas da pessoa usuária?
- Quais são os problemas através desta perspectiva?
Exclua pontos de fricção
A experiência deve ser fácil de ser entendida e realizada.
- Ajuda a pessoa usuária a alcançar o objetivo dela?
- Ajuda a resolver um problema do produto?
Personalize o Onboarding
Entenda comportamentos e necessidades, personalizando a jornada de acordo com cada perfil.
- É exclusivo para aquela pessoa?
- O conteúdo gera identificação e cria confiança em quem está lendo?
Crie poucos passos, mas que sejam claros
A primeira impressão é a que fica. Reduza ao máximo o esforço cognitivo e o nível de habilidade nos primeiros passos.
- Quais são os passos necessários para fazer as primeiras ações no produto ou feature?
- Por que a pessoa precisa fazer essa ação? Existe propósito?
Antecipe o wow moment
Aproveite o Onboarding para criar uma sensação positiva na pessoa.
- Qual a primeira coisa que o produto ou feature pode fazer para gerar emoções positivas?
- Qual pequena interação ou recompensa é possível nesse momento para criar uma relação positiva?