Mensagens
Um bom mecanismo de mensagens é essencial para manter as pessoas informadas e engajadas dentro de um produto.
O objetivo de qualquer comunicação deve ser fornecer informações relevantes, atualizações e avisos importantes em momentos e contextos específicos.
Lembre-se de que sua mensagem vai interromper e pode distrair as pessoas de suas tarefas. Portanto, evite ao máximo adicionar uma nova mensagem ao produto.
Passos para projetar uma mensagem eficiente
1. Finalidade da mensagem
Antes de criar uma nova comunicação no produto, garanta que sua mensagem atende a pelo menos uma destas finalidades:
- Informar sobre processos e atividades: comunicações podem informar sobre o status de um processo executado em segundo plano ou prover feedbacks sobre ações executadas no sistema.
- Engajar e reter os usuários: mensagens personalizadas e direcionadas permitem manter os usuários engajados e os incentiva a retornar ao produto ou desempenhar uma tarefa específica dentro do dele.
- Facilitar a conclusão de tarefas: mensagens contextualizadas e oportunas podem ajudar pessoas a realizar tarefas de forma mais eficiente e com menos esforço cognitivo.
- Personalizar a experiência do usuário: mensagens podem ser personalizadas com base nas preferências e comportamentos das pessoas, o que permite uma comunicação mais relevante e direcionada. Isso ajuda a criar uma experiência personalizada e aumenta a satisfação do usuário.
2. Princípios de comunicação
Uma vez que você já sabe o objetivo da sua mensagem, garanta que ela atenda a estes três princípios:
Relevância: as mensagens devem estar relacionadas à tarefa que está sendo executada e sempre adequadas ao contexto de uso.
Evite interromper uma tarefa com mensagens sobre outros assuntos.
Oportunidade: informações devem ser exibidas de acordo com sua urgência relativa ao contexto e ou à tarefa que está sendo executada.
Evite criar a sensação de urgência com mensagens que não são urgentes. Se tudo é urgente, nada é urgente.
Informação: deve prover informações claras, concisas e sempre oferecer uma alternativa ou próximo passo.
Evite mensagens vagas, que não informam o problema e não oferecem uma forma de resolvê-lo.
3. Escolha dos componentes
A escolha de componentes adequados pode influenciar no desempenho e na efetividade da sua comunicação.
Caso 1: Feedback imediato
Se sua comunicação é um feedback imediato do sistema relacionado à uma ação efetuada pela pessoa, prefira o uso de:
- Toast: em caso de feedbacks de sucesso.
Exemplo: "Seus dados foram enviados"
- Message ou Snackbar: em caso de atenção ou erro.
Exemplo: "Verifique as informações e tente novamente"
Caso 2: Incidente ou falha no sistema
Se sua comunicação se refere a um incidente ou uma falha no sistema que impacta o uso do produto, prefira o uso de:
- Alert: em casos de incidentes moderados use o tom amarelo e, em casos de incidentes graves, o tom vermelho.
Exemplo: "O RD Station Marketing está passando por uma instabilidade. Saiba mais em status.rdstation.com"
Caso 3: Outros assuntos
Se sua comunicação é sobre outros assuntos, como a promoção de um plano, um evento, uma nova funcionalidade ou um passo a passo, considere usar:
- Banner: usado para promover ações não relacionadas ao funcionamento do produto, como promoções, eventos, novos planos ou pesquisas (esse componente ainda não está disponível no design system)
- Modal: usado para interromper completamente uma tarefa e chamar a atenção para uma informação ou ação extremamente relevante em determinado contexto
- Snackbar: pode ser usado no topo da página para comunicações importantes sobre o uso da funcionalidade ou instigar ações relevantes
- Popover: elemento flutuante usado para comunicar novos elementos ou novas funcionalidades em uma tela ou fluxo
- Stickybar: usado para mensagens promocionais sobre mudança de planos, eventos ou comunicações alheias ao funcionamento do produto (esse componente ainda não está disponível no design system).
4. Critérios de implementação
Todas as comunicações, exceto as de feedback e de incidente, precisam atender aos critérios de implementação:
- Data de início e fim de exibição: sua mensagem precisa ter uma data para começar a ser exibida e uma data para deixar de ser exibida. Nenhuma mensagem deve permanecer indefinidamente no produto. Se este for o caso, considere a criação de um elemento fixo na interface.
- Segmentação de usuários: estabeleça critérios relevantes para o envio de mensagens, como perfil, comportamentos, localização para garantir que sua mensagem não seja enviada para um público que você não queira. Evite disparar mensagens para todas as pessoas.
- Instrumentação: monitore o desempenho de suas comunicações medindo as interações com a sua mensagem. Lembre-se de que precisamos desses dados para saber se aquele canal está sendo efetivo para os objetivos da companhia.
- Sistema de cache: guarde as interações das pessoas com suas mensagens e garanta que elas possam ser fechadas e, após isso, não voltem a aparecer por determinado período. Evite o acúmulo de mensagens na tela.
- Régua de comunicação: certifique-se de que os fluxos onde sua mensagem aparecerá não estejam exibindo outras mensagens, consultando a Régua de Comunicação de Produto. Evite a "cegueira de banners".
Esta documentação não contempla comunicações feitas através de ferramentas externas ao produto, como Intercom e similares. Verifique a Régua de Comunicação e garanta que sua mensagem não prejudique a experiência do seu público.