Empty State
O empty state é um dos principais momentos de conversa entre o produto e quem usa o serviço. Isso porque é nessa tela que podemos transmitir sentimentos e ainda deixar o produto humano, mais próximo e ainda gerar vínculos emocionais. Aproveite esse ponto de contato para explicar por que aquela mensagem está sendo exibida, o que pode e deve ser feito, e como a pessoa que está lendo deve agir.
É aqui que temos a oportunidade de tirar possíveis ansiedades de quem está se sentindo perdido - ou não entendeu ainda o que pode ser feito - e como o produto pode ajudar a resolver essa dor. É a chance que temos de pegar na mão da pessoa e levar até a realização de uma ação, que é importante para ela e também para o negócio!
Antes de escrever o empty state, pense em qual é o objetivo do momento:
- Recompensar
- Educar
- Ajudar
- Incentivar
Quando e como fazer
Primeiro uso
- Quando o produto ou feature ainda não tem nada para mostrar
- O que fazer? Mostrar valor e vantagem de começar a usar. Botão levando para a ação
Cenário limpo
- Quando todas as ações foram concluídas
- O que fazer? Analisar se é necessário incentivar a ação. É importante para o produto ou negócio? É importante para a pessoa?
Erro
- Quando algo dá errado ou acontece um problema, tanto no sistema como no uso
- O que fazer? Guiar para a ação que resolve o problema
Sem resultado ou sem dados
- Quando a resposta de uma ação não tiver informação para ser exibida na tela
- O que fazer? Incentivar uma nova busca para que os dados sejam apresentados. Sugerir um novo período, por exemplo
Usamos esses espaços para criar expectativas e indicar que o vazio é proposital.
O Empty State é importante principalmente no engajamento de pessoas iniciantes, já que nem toda tela tem informações ou dados para serem exibidos. Aproveite este texto para direcionar!
- Crie curiosidade na pessoa, para ela ver como aquele espaço pode ficar com dados
- Use na descrição informações que mostrem valor e as vantagens de ter aquele espaço preenchido
- Dê instruções de como ter a tela com dados
- Instruções em texto, seguidas por um botão para a ação, ajudam as pessoas a seguirem em frente com confiança
Boas práticas
Motive
Use uma linguagem motivacional, que dê vontade e curiosidade de fazer aquela ação e preencher o espaço em branco. Bom humor e criatividade podem fazer toda a diferença!
Traga benefícios
Aproveite este momento e espaço de conversa para lembrar a pessoa do benefício e das vantagens que ela vai ter ao realizar a ação naquele momento.
Guie e eduque
Essa é uma das melhores chances de interagir e conversar com a pessoa dentro do produto. Aproveite a oportunidade para descrever como ela pode usar a funcionalidade, explique como começar, o que vai acontecer, etc. Exercite a empatia e pense: o que a pessoa que chega nesta tela precisa e gostaria de ver neste momento? Incentive a seguir em frente!
Use design emocional
Um conteúdo visual criado com empatia e até mesmo bom humor pode incentivar o engajamento e a realização da ação principal do momento. Use imagens como apoio explicativo e que ajudem a reforçar o conceito da função da feature.
Incentive a ação com um botão
Um botão relevante e uma comunicação consistente é a oportunidade perfeita para a pessoa continuar na página e usar a funcionalidade.
Escrevendo com próposito
Passo 1
Comece exercitando a empatia. O que a pessoa que está na tela precisa e gostaria de ver nesse momento? O que para nós, como empresa, é importante a pessoa fazer ali para engajar e se encantar com o produto ou feature?
Passo 2
Defina o cenário do Empty State:
- Primeiro uso
- Cenário limpo
- Erro
- Sem resultado ou sem dados
Passo 3
É possível usar humor e deixar o momento mais leve?
Qual o tom da conversa que você quer dar entre produto e pessoa usuária, para incentivar o uso e engajamento?
Título
Comece pelo título e escolha qual estratégia de comunicação você quer seguir:
- Descrever o que não existe naquele espaço
- Convidar para uma ação
Exemplos de títulos
- Nenhuma lista de segmentação para ver aqui
- Crie sua primeira lista de segmentação de Leads
Use o conceito acima para pensar no contexto, mas use a criatividade de acordo com o cenário, funcionalidade e momento que estiver escrevendo!
Texto descritivo
Dependendo de qual linha de comunicação você escolheu seguir no título, use o texto descritivo como apoio. Traga na descrição valor, benefícios, educação e incentivo a uma ação.
Exemplos de texto descritivo para os títulos:
Repare que os textos acima dizem a mesma coisa, mas a descrição deve sempre “continuar” o storytelling do título. Assim, a comunicação fica mais fluida, diminui a carga cognitiva e traz claramente o valor da ação.
Textos do blog da RD Station ajudam a inspirar com os benefícios e ainda deixam a comunicação consistente em toda a jornada!
Além do design…
Muito mais do que oferecer uma boa experiência e estimular o engajamento e retenção do produto, um empty state bem feito também tem outros efeitos.
Construção e reforço da marca: Gera reconhecimento, autoridade e promove a sensação de valor da marca.
Personalização: Por ter liberdade de seguir diversos caminhos (como divertido, lúdico, dinâmico, diferente ou mais sério), permite explorar sensações e dar um toque pessoal, gerando identificação da pessoa usuária com o produto.
Integração: É a oportunidade de criar confiança com a pessoa usuária, melhorar o nível de experiência e estimular o uso contínuo do produto.
Resumindo... É a oportunidade perfeita para manter clientes engajados, satisfeitos e fãs da marca e produto!