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Empty State

O empty state é um dos principais momentos de conversa entre o produto e quem usa o serviço. Isso porque é nessa tela que podemos transmitir sentimentos e ainda deixar o produto humano, mais próximo e ainda gerar vínculos emocionais. Aproveite esse ponto de contato para explicar por que aquela mensagem está sendo exibida, o que pode e deve ser feito, e como a pessoa que está lendo deve agir.

É aqui que temos a oportunidade de tirar possíveis ansiedades de quem está se sentindo perdido - ou não entendeu ainda o que pode ser feito - e como o produto pode ajudar a resolver essa dor. É a chance que temos de pegar na mão da pessoa e levar até a realização de uma ação, que é importante para ela e também para o negócio!

Antes de escrever o empty state, pense em qual é o objetivo do momento:

  • Recompensar
  • Educar
  • Ajudar
  • Incentivar

Quando e como fazer

Primeiro uso

  • Quando o produto ou feature ainda não tem nada para mostrar
  • O que fazer? Mostrar valor e vantagem de começar a usar. Botão levando para a ação

Cenário limpo

  • Quando todas as ações foram concluídas
  • O que fazer? Analisar se é necessário incentivar a ação. É importante para o produto ou negócio? É importante para a pessoa?

Erro

  • Quando algo dá errado ou acontece um problema, tanto no sistema como no uso
  • O que fazer? Guiar para a ação que resolve o problema

Sem resultado ou sem dados

  • Quando a resposta de uma ação não tiver informação para ser exibida na tela
  • O que fazer? Incentivar uma nova busca para que os dados sejam apresentados. Sugerir um novo período, por exemplo
Então...

Usamos esses espaços para criar expectativas e indicar que o vazio é proposital.

O Empty State é importante principalmente no engajamento de pessoas iniciantes, já que nem toda tela tem informações ou dados para serem exibidos. Aproveite este texto para direcionar!

  • Crie curiosidade na pessoa, para ela ver como aquele espaço pode ficar com dados
  • Use na descrição informações que mostrem valor e as vantagens de ter aquele espaço preenchido
  • Dê instruções de como ter a tela com dados
  • Instruções em texto, seguidas por um botão para a ação, ajudam as pessoas a seguirem em frente com confiança

Boas práticas

Motive

Use uma linguagem motivacional, que dê vontade e curiosidade de fazer aquela ação e preencher o espaço em branco. Bom humor e criatividade podem fazer toda a diferença!

Traga benefícios

Aproveite este momento e espaço de conversa para lembrar a pessoa do benefício e das vantagens que ela vai ter ao realizar a ação naquele momento.

Guie e eduque

Essa é uma das melhores chances de interagir e conversar com a pessoa dentro do produto. Aproveite a oportunidade para descrever como ela pode usar a funcionalidade, explique como começar, o que vai acontecer, etc. Exercite a empatia e pense: o que a pessoa que chega nesta tela precisa e gostaria de ver neste momento? Incentive a seguir em frente!

Use design emocional

Um conteúdo visual criado com empatia e até mesmo bom humor pode incentivar o engajamento e a realização da ação principal do momento. Use imagens como apoio explicativo e que ajudem a reforçar o conceito da função da feature.

Incentive a ação com um botão

Um botão relevante e uma comunicação consistente é a oportunidade perfeita para a pessoa continuar na página e usar a funcionalidade.

Escrevendo com próposito

Passo 1

Comece exercitando a empatia. O que a pessoa que está na tela precisa e gostaria de ver nesse momento? O que para nós, como empresa, é importante a pessoa fazer ali para engajar e se encantar com o produto ou feature?

Passo 2

Defina o cenário do Empty State:

  • Primeiro uso
  • Cenário limpo
  • Erro
  • Sem resultado ou sem dados

Passo 3

É possível usar humor e deixar o momento mais leve?

Qual o tom da conversa que você quer dar entre produto e pessoa usuária, para incentivar o uso e engajamento?

Título

Comece pelo título e escolha qual estratégia de comunicação você quer seguir:

  • Descrever o que não existe naquele espaço
  • Convidar para uma ação

Exemplos de títulos

  • Nenhuma lista de segmentação para ver aqui
  • Crie sua primeira lista de segmentação de Leads

Use o conceito acima para pensar no contexto, mas use a criatividade de acordo com o cenário, funcionalidade e momento que estiver escrevendo!

Texto descritivo

Dependendo de qual linha de comunicação você escolheu seguir no título, use o texto descritivo como apoio. Traga na descrição valor, benefícios, educação e incentivo a uma ação.

Exemplos de texto descritivo para os títulos:

Repare que os textos acima dizem a mesma coisa, mas a descrição deve sempre “continuar” o storytelling do título. Assim, a comunicação fica mais fluida, diminui a carga cognitiva e traz claramente o valor da ação.

Dica!

Textos do blog da RD Station ajudam a inspirar com os benefícios e ainda deixam a comunicação consistente em toda a jornada!

Além do design…

Muito mais do que oferecer uma boa experiência e estimular o engajamento e retenção do produto, um empty state bem feito também tem outros efeitos.

Construção e reforço da marca: Gera reconhecimento, autoridade e promove a sensação de valor da marca.

Personalização: Por ter liberdade de seguir diversos caminhos (como divertido, lúdico, dinâmico, diferente ou mais sério), permite explorar sensações e dar um toque pessoal, gerando identificação da pessoa usuária com o produto.

Integração: É a oportunidade de criar confiança com a pessoa usuária, melhorar o nível de experiência e estimular o uso contínuo do produto.

Resumindo... É a oportunidade perfeita para manter clientes engajados, satisfeitos e fãs da marca e produto!

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