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Escrita

Os textos precisam cumprir a função de ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos dentro dos produtos da RD Station. Para isso, é importante que todas as informações necessárias sejam apresentadas de maneira simples e clara para que as pessoas sigam na experiência com segurança.

Títulos

Objetivo: dar clareza imediata do contexto e ações que podem ser tomadas.

Títulos demarcam o topo da hierarquia da informação, portanto, podemos usá-los para contextualizar as pessoas de forma rápida.

  • O título não pode gerar ambiguidade, deve ser direto e claro
  • Use um substantivo ou frase curta que ajude a pessoa a saber que ela está no local correto
  • Pode-se usar também uma frase que indique a ação principal que pode ser executada em uma tela com muitas possibilidades, como num dashboard, por exemplo
  • Em títulos evite o uso de elementos gráficos, como ponto final, ponto e vírgula, ponto de interrogação, ponto de exclamação e reticências

Descrições

Objetivo: ajudar rapidamente a pessoa a avançar na experiência.

Uma descrição só deve ser utilizada se for realmente necessária, pois é um elemento que costuma ser ignorado pelas pessoas.

  • Seja o mais breve possível
  • Fale de benefícios e pontos importante no começo do texto
  • O sucesso da página não pode depender da leitura da descrição
  • Descrições são pontuadas

Objetivo: permitir que a pessoa avance numa ação.

Enquanto a maioria dos outros componentes é a experiência falando com a pessoa, nos botões indicamos como a pessoa conversaria com a experiência.

  • Devem ser facilmente reconhecíveis
  • Botões devem ter pelo menos dois termos para dar mais clareza
  • Evite palavras genéricas. Use palavras que as pessoas de fato usariam em uma conversa
  • Prefira verbos de ação. Isso evita surpresas e indica rapidamente o que a pessoa espera ao clicar nele

Empty states

Objetivo: criar expectativa e indicar que aquele espaço vazio é proposital.

No primeiro contato das pessoas com os nossos produtos, nem toda tela possui informações ou dados de início. Por isso, nunca se esqueça de que os empty states são importantes no engajamento de iniciantes.

  • Crie curiosidade na pessoa de ver como aquele espaço pode ficar com dados populados
  • Dê instruções de como popular a tela com dados. Por exemplo, como importar uma base de Leads, ou como criar uma primeira campanha de email
  • Instruções mais um botão para ação ajudam as pessoas a seguirem em frente com confiança

Labels

Objetivo: Deixar mais claro o entendimento da experiência.

Labels são muito úteis em telas com muitos detalhes, pois informam e organizam o conteúdo de uma maneira curta.

  • Use substantivos e adjetivos específicos para nomear ou descrever coisas. Evite termos vagos ou jargões

Textos para Input, Select, Textarea

Objetivo: Ajudar as pessoas a saberem o que devem digitar.

Através de textos pré digitados, dicas e labels, facilitamos o entendimento da pessoa sobre o que ela deve escrever em determinados campos do produto, evitando que ela erre, tenha que fazer de novo e se frustre.

  • Dê exemplos de informações e dicas do que poderia ser digitado
  • Use verbos para guiar. Por exemplo, em um campo de senha, você pode informar "use no mínimo 8 letras e números"
  • Seja consistente nas formas como essas dicas são usadas para campos de texto

Notificações

Objetivo: Informar ou lembrar uma pessoa.

Notificações são ótimas para aumentar o engajamento de quem usa o produto, mas não as use demais. Planeje bem quantas e quando elas serão enviadas.

  • Uma notificação deve ter informação relevante e ter um senso de urgência
  • Se uma ação precisa ser tomada, deixe-a clara
  • Pode ser composto por um título que remete à ação que precisa ser tomada, e uma breve descrição
  • Lembre-se que uma notificação é uma interrupção na experiência, então pense bem na relevância do conteúdo e no momento em que a pessoa a recebe

Mensagens de confirmação

Objetivo: Confirmar o sucesso de uma ação.

Mensagens de confirmação deixam visível o sucesso de uma ação, ou progresso de uma tarefa.

  • Confirmações são ótimos recursos para serem usados quando uma ação realizada pela pessoa pode demorar para ser completada, como a criação de uma segmentação, por exemplo
  • Uma mensagem de confirmação pode aparecer durante o fluxo de uso, pausando a experiência, ou não
  • Use o verbo no pretérito para escrever a mensagem

Mensagens de erro

Objetivo: Informar que existe um problema na experiência.

Uma mensagem de erro deve servir como um mapa que mostra o que fazer para chegar até onde se deseja.

  • Use verbos diretos e descrições curtas
  • Aqui sua empatia tem que brilhar! Não aponte culpados pelo erro que possa ter surgido
  • Se o erro pode ser corrigido pela pessoa, crie uma mensagem breve e que instrua a maneira correta de seguir
  • Uma mensagem de erro deve primeiro orientar a pessoa e depois explicar, ou seja, primeiro diga como corrigir ou contornar o erro, e depois o porquê do erro
  • Na dúvida, siga a sequência: Como corrigir - Porque precisa corrigir - Botão com ação para correção (se for o caso)

Blocos de texto

A composição de blocos de texto requer um certo cuidado quanto ao tamanho para que a leitura não seja prejudicada.

Blocos de texto muito largos ou muito curtos cansam os olhos, dificultam a localização e continuidade da leitura. O ideal é que eles tenham entre 50 e 60 caracteres por linha de largura, incluindo espaçamentos.

Numerais

Nos nossos produtos sempre escrevemos números em algarismos, evitando o uso de extenso.

Moedas

Use espaço entre o símbolo e o valor. Não use zero na casa decimal.

Seguimos sempre a ISO 4217, que define um códigos de três letras para as moedas correntes.

Ponto e vírgula

Para indicar a classe dos milhares usamos ponto, e para indicar os decimais usamos vírgula.

Vale lembrar: usamos no máximo 2 dígitos após a vírgula.

Números a partir de mil

Números redondos ou passíveis de arredondamento, são escritos de forma mista, com algarismos e palavras.

Telefones

Para indicar números de telefone, coloque o código da cidade sempre entre parênteses e utilize hífen para separar os algarismo. Se for necessário acrescentar o código do país, escreva com o sinal de + na frente.

Datas e tempo

Datas

Utilize os algarismos correspondentes ao dia, mês e ano. Se precisar indicar o dia da semana, comece sempre por ele, isso faz com que a pessoa se localize melhor no tempo.

Tempo corrido

Quando precisar indicar um período de tempo em uma frase, sempre use algarismo seguido da unidade (horas, minutos, segundos). Dependendo do contexto é possível abreviar seguindo a norma gramatical de abreviaturas.

Horas

Para indicação simples de hora utilize a formatação XX:XX (24 horas).

Quando escrever para itens dos menus de navegação global ou da conta use letras maiúsculas no começo de cada termo.

Preposições e conjunções não entram nessa regra, exemplo: e, mais, do, de...

Menu da Conta

Tudo na navegação é da pessoa usuária, logo use sempre Minhas contas, Meu perfil, etc.

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