PageHeader
É a parte superior e com a principal informação da página. Deve ter um título ou algo que informe onde a pessoa usuária está naquele momento e quais ações podem ser tomadas. Existem dois tipos de PageHeader: de seção e de fluxo.
De seção
É indicado para páginas comuns que não façam parte de fluxos.
De fluxo
Contém passos para a condução da jornada por fluxos mais longos, como edição ou configuração. Os Steps devem ter o menor número de itens possível, não ultrapassando o limite de 6 itens.
Elementos internos
Os principais elementos de um PageHeader
são títulos/navegação e ações principais.
Títulos
Devem ocupar todo o espaço disponível na tela. Não é recomendado a aplicação de ícones com Tooltip
ao lado dos títulos.
Título de apoio
Pode ser usado para reforçar em qual contexto a página está inserida.
Botão de voltar
Faz o retorno para a página anterior. Esse botão não deve ser usado para navegar entre as etapas de um fluxo.
Ações principais
Ficam localizadas à direita do PageHeader
. Deve ser usado no máximo 3 botões: um primário, um secundário e um terciário. Se precisar usar mais ações, elas devem ser agrupadas em um botão terciário, com ícone de "três pontinhos".
Posicionamento
Todos o PageHeader
deve estar posicionados logo abaixo da Navbar
, sem espaçamentos acima ou abaixo do componente.
Em relação ao grid
O PageHeader
de seção deve estar sempre adequado ao grid da página.
Já o PageHeader
de fluxos deve ocupar a largura disponível na tela.
Boas práticas
Deve ser utilizado para identificar uma seção e fornecer as principais ações de uma determinada página ou fluxo.
- Todo
PageHeader
deve ter um título que informe qual é aquele momento da jornada e o que pode ser feito (principais ações) - Todo
PageHeader
deve estar no topo da página, logo abaixo da barra de navegação - Nenhum
PageHeader
pode ter sua posição fixa, ou seja, deve acompanhar o scroll da tela da pessoa - O título principal deve refletir o item da
Navbar
correspondente. Por exemplo: em Análise de Canais, o título deve ser Análise de Canais - Os títulos devem ser escritos com apenas a primeira letra de cada termo em maiúsculo. Por exemplo: Automação de Marketing.
- Não use pontuação, como ponto final, interrogação ou exclamação nos títulos